Vendas pela internet: dicas para montar e gerir a sua loja virtual

Abrir um e-commerce requer alguns cuidados fundamentais para a saúde do negócio

 

 

Resumo do post:

– Cenário favorável às vendas pela internet

– Primeiros passos para vender em ambientes digitais

– O que organizar para começar a loja virtual

– Como a ClearSale ajuda a vender pela internet

É cada vez mais comum entre empreendedores a escolha por vendas pela internet na hora de começar um negócio. Vantagens como economia de aluguel e possibilidade de alcançar clientes em diferentes estados e países são realmente atraentes, embora a ideia de que é preciso um alto conhecimento em tecnologia e desenvolvimento ainda faça com que muitas pessoas freiem suas intenções de vender na internet, o que não é, necessariamente, uma verdade.

Vendas pela internet: cenário favorável

As vendas pela internet estão em alta no mundo inteiro, com indicadores que tendem a melhorar ainda mais neste ano. Para se ter uma ideia, a expectativa global é de que, até 2025, o comércio eletrônico movimente incríveis US$ 4 trilhões, sendo o Brasil um dos países que mais manterá este mercado aquecido até lá.

Primeiros passos das vendas pela internet

Quem deseja entrar no ramo de vendas pela internet pode ficar em dúvida desde o primeiro passo – ainda mais em um ecossistema que é cada vez mais omnichannel. É comum não saber por onde começar e onde investir mais, tanto em tempo quanto em dinheiro.

Antes mesmo de iniciar um site de vendas, é fundamental estudar o mercado digital e saber mais sobre o segmento no qual se pretende ingressar. Com isso, é possível conhecer e entender as ‘dores’ dos consumidores que serão o público-alvo do negócio, para saber como os produtos ou serviços que serão oferecidos podem saná-las.

É importante conhecer a concorrência no ramo de vendas pela internet, pois ela pode ter muito a ensinar, principalmente com problemas enfrentados, bem como conhecer profundamente o público-alvo para o qual se pretende oferecer produtos e serviços, até mesmo para um melhor posicionamento de marca.

O que organizar

Investimento

Com as informações obtidas na pesquisa de mercado de vendas pela internet, é possível começar a calcular o investimento necessário e os riscos inerentes ao empreendedorismo.

Muitos especialistas prestam consultoria para este tipo de situação, pois geralmente é uma tarefa minuciosa e que requer um olhar profissional abalizado. Questões como cálculos de impostos podem ser realmente complexas, mas não podem deixar de ser feitas.

Após este passo, é preciso ser bastante racional para medir a possibilidade de sucesso. Apesar do empreendedorismo estar sempre ligado a riscos, a maioria deles pode ser calculada.

Plataforma

É preciso considerar o quanto se pretende crescer em curto prazo, pois só assim será possível definir o tipo ideal de plataforma para um negócio de vendas pela internet.

O mercado oferece algumas delas gratuitamente, com código aberto, mas somente as pretensões do negócio, somadas a disponibilidade de investimento inicial, poderão clarear a escolha.

Segurança

É fundamental ter segurança em todas as etapas da jornada de compras dos clientes. Os dados devem estar sempre protegidos, a navegação deve estar livre de atritos e as transações devem estar imunes à ação de fraudadores.

Alguns meios de pagamento oferecem soluções antifraude que podem não ser suficientes. Escolher um parceiro especializado é primordial para proteger clientes legítimos e evitar prejuízos nas vendas pela internet.

Divulgação

Assim como não adianta ter uma loja online segura sem mostrar aos clientes que ela é segura, não adianta ter um comércio que passou por todo o rigoroso processo de organização, planejamento e implantação sem que as pessoas saibam disso, sem que futuros clientes sejam impactados por ações de marketing e sem que o empreendedor saiba como atrair clientes, bem como retê-los e torna-los fieis.

Escritório

É muito importante para o varejista contar com um escritório de retaguarda que o ajude em questões como controle de finanças, emissão de notas fiscais e controle de estoque, por exemplo.

Algumas plataformas de hospedagem incluem este tipo de serviço em seu escopo, mas é preciso avaliar a relação entre custo e benefício nas vendas pela internet.

Auxílio jurídico

Procurar ajuda especializada, principalmente em direitos do consumidor, fará com que o varejista evite muitos problemas futuros e, acima de tudo, consiga manter a melhor relação possível com os consumidores.

Logística

A logística tem que ser absolutamente eficiente. Ela é a responsável por praticamente todas as etapas do fluxo de validação e finalização de uma compra.

Pessoal

Uma reflexão importante a se fazer é o tamanho da equipe necessária para iniciar um site de vendas pela internet. Dificilmente o empreendedor terá o conhecimento ideal em todas as áreas relacionadas às etapas do processo, o que talvez torne necessária a contratação de pessoal especializado.

ClearSale ajuda nas vendas pela internet

Em quase duas décadas de atuação e com 85% de market share no e-commerce brasileiro, a ClearSale tem inúmeras parceiras que podem ajudar em todas as etapas de montagem de uma loja virtual e como vender na internet, além de oferecer soluções antifraude com o melhor ROI do mercado. Saiba como a ClearSale faz isso:

 

Integração simples

As soluções abrangentes de proteção contra fraudes da ClearSale se integram rapidamente a todas as principais plataformas de comércio eletrônico por meio de um plug-in fácil de instalar. Depois de ativar o módulo ClearSale em sua loja, você está pronto para começar a acompanhar os pedidos no painel da ClearSale. Prefere uma integração personalizada? Nossa equipe de atendimento ao cliente está pronta e disposta a ajudar.

Rapidez na resposta

Graças à tecnologia avançada que executa rapidamente todas as transações recebidas por meio de nosso modelo estatístico proprietário, nossa solução pode oferecer uma pontuação de fraude quase que instantaneamente.

Se essa pontuação de fraude identificar o pedido como legítimo, aprovamos o pedido instantaneamente. Mas se a pontuação sugerir que o pedido pode ser fraudulento, nossa equipe de analistas de fraude (a maior equipe de revisão do mundo) analisa rapidamente o pedido para determinar se ele pode ser aprovado com segurança.

Proteção abrangente

Nossas soluções englobam praticamente todos os players nos mais diversos segmentos, incluindo soluções que oferecem reembolso em caso de prejuízos com fraudes.

Maiores taxas de aprovação

A ClearSale nunca recusará automaticamente um pedido. Como sabemos que a maioria dos pedidos recebidos é boa, analisamos qualquer transação com aparência suspeita. O resultado? Seus bons pedidos nunca são recusados ​​incorretamente e você captura mais receita.

Como oferecemos as mais altas taxas de aprovação e as mais baixas taxas de falsos-positivos, os varejistas online têm a confiança de poder aumentar com segurança suas vendas.

Abordagem inovadora

Nossa abordagem de várias camadas para prevenção de fraudes permite calibrar continuamente nosso modelo estatístico proprietário, à medida que surgem novos padrões de fraude. Nossos analistas de fraude são designados para revisar pedidos com base em muitos fatores de autenticação.

Consultoria de processos de negócios

Não apenas oferecemos estratégias e soluções de prevenção de fraudes para vendas sem cartão no mundo digital, mas também apoiamos as vendas com cartão no mundo físico – incluindo suporte para varejistas tradicionais, empresas de telecomunicações, bancos, emissores de cartões e vendas porta a porta.

O poder da ClearSale

O comércio eletrônico é um ambiente dinâmico, e pode ser desafiador para os comerciantes acompanharem os novos canais de pagamento e os riscos de fraude. A ClearSale entende esses obstáculos, e podemos ajudar sua loja a atingir todo o seu potencial, fornecendo soluções direcionadas e comprovadas contra fraudes.

Desde a nossa fundação, em 2001, nos dedicamos a inovar constantemente para otimizar e aperfeiçoar nossos processos, com objetivo de reduzir fraudes e falsos-positivos ao mesmo tempo em que o varejista aumenta vendas, receita e satisfação do cliente.

Caso seja de seu interesse saber realizar vendas pela internet, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento e veja como podemos te ajudar na hora de empreender.

 

Créditos: Felipe Tchilian

WhatsApp chat