Qual o melhor investimento: migrar para cloud ou investir em equipamentos?

Uma dúvida muito comum nas empresas é sobre as vantagens de migrar para cloud corporativa em comparação a investir em equipamentos.

A tecnologia na nuvem, tradução de cloud para o português, cresceu muito nos últimos anos. Ela utiliza a conectividade da Internet para hospedar diversas informações, programas e recursos de uma organização.

Antigamente, era comum as empresas investirem em diversos equipamentos e servidores para armazenar seus dados e manter toda a parte tecnológica do negócio funcionando.

Hoje, investir em inovações tecnológicas como a cloud traz uma série de benefícios e ajuda, inclusive, as empresas a reduzir custos a curto e a longo prazo.

Confira nesse artigo por que migrar para cloud é a melhor solução para a sua companhia.
O que é Cloud Computing?

O cloud computing, também chamado de computação em nuvem, pode ser definido como a entrega dos recursos de computação, como dados e software, como um serviço e não mais um produto.

Esses recursos são compartilhados por meio da internet e o acesso pode ser feito de todos os lugares via qualquer dispositivo com conexão à web.. O seu grande diferencial é que não é mais necessário usar um servidor local ou computador pessoal para trabalhar e utilizar esses serviços.
Quais são os benefícios do Cloud Computing?

Migrar para cloud traz uma série de vantagens. Confira as principais:
Redução de custos

Esse é um dos grandes benefícios de adotar a computação em nuvem. Ao eliminar a necessidade de servidores e diversos equipamentos, as empresas economizam dinheiro que pode ser investido em outras áreas importantes para o negócio.
Acesso imediato a programas e informações

Graças à nuvem, é possível trabalhar de qualquer lugar sempre que necessário. Basta ter conexão à internet para acessar todos os dados e recursos da empresa.
Segurança

Os recursos de cloud computing estão sempre sendo atualizados e utilizam as melhores formas de segurança contra ataques e furto de informações.
Elasticidade

Ao migrar para cloud, a empresa consegue aumentar ou diminuir seus recursos computacionais com mais facilidade e rapidez, sem a necessidade de adquirir novos equipamentos.
Maior produtividade

Acessar a nuvem, trocar informações e integrar os departamentos tornam-se muito mais eficientes com a computação em nuvem. Dessa forma, todas as áreas ganham tempo para focar em outras atividades e a empresa como um todo vê um aumento na produtividade.
Migrar para cloud X investir em equipamentos

Muitas empresas ainda têm dúvidas quanto a migrar para cloud quando comparado com a compra de novos equipamentos.

Os recursos em nuvem representam uma grande mudança tecnológica e algumas pessoas ainda têm dificuldades para entender os seus benefícios no universo corporativo.

Um dos grandes benefícios é a redução de custos. Migrar para a cloud elimina a necessidade de comprar novos equipamentos de tempos em tempos, além dos gastos com a manutenção deles e com possíveis reparos que podem ser necessários.

A cloud também acrescenta mobilidade aos negócios quando comparada à compra de equipamentos. Graças a ela, os colaboradores conseguem acessar os recursos da empresa de diferentes locais, basta ter acesso à Internet.

Em um mundo globalizado, isso se torna uma importante vantagem competitiva e traz mais rapidez aos negócios.

A segurança também merece destaque quando o tema migrar para cloud entra em pauta. Equipamentos podem ser danificados com o tempo e sofrer com quedas de energia, por exemplo. Isso, além de reduzir a sua vida útil, também coloca em risco a segurança das suas informações e dos dados ali armazenados.

Quando falamos em computação na nuvem, os níveis de segurança estão sempre sendo aprimorados e esse é um dos grandes pilares da cloud.

Soma-se a isso ainda a necessidade de reparo ou substituição de um equipamento, o que pode acontecer de repente, e todo o seu impacto no trabalho e na produtividade das equipes.

A escalabilidade é outro dos grandes diferenciais da computação em nuvem. Ela consiste na possibilidade de aumentar ou reduzir o uso da cloud, de acordo com a demanda da organização em cada momento. Desta forma, se surge uma necessidade, não é preciso correr para comprar novos equipamentos. Tudo é resolvido de uma forma mais barata e rápida.

WhatsApp chat