Para as empresas, portanto, o Dia da Mentira surge como uma oportunidade de gerar impacto no público-alvo e conquistar novos clientes. A data permite que a empresa faça brincadeiras e crie dessa forma uma atmosfera de descontração entre a marca e os clientes. Por isso é a chance de investir em publicidade e dar vida a ideias que não são possíveis nos outros dias do ano.
Mas atenção, é preciso ser honesto com os clientes. No dia 1º de abril (e em qualquer outro dia do ano), é preciso ter cuidado ao divulgar um produto, vantagem ou promoção. Na hora de promover uma ação de marketing, é necessário que a mensagem não abra espaço para interpretações erradas. Não se deve utilizar das brincadeiras feitas no Dia da Mentira para enganar os clientes ou deixá-los em desvantagem.
Cases de sucesso
Ficou interessado e quer saber de que forma usar o Dia da Mentira nas ações do seu negócio? Veja algumas ações bem-sucedidas de grandes marcas, mas saiba também como evitar situações embaraçosas para seus clientes.
Netflix
No Dia da Mentira, o site de streaming já pregou uma peça nos fãs da série Game of Thrones, apelidada de GoT. A série, produção do canal HBO, não está no catálogo da plataforma, sendo esse um grande descontentamento dos assinantes. Então, no dia 1º de abril, a Netflix publicou no seu Facebook uma notícia que surpreendeu muitos usuários: todos os episódios de GoT estariam disponíveis no serviço streaming.
Burger King
A rede de fast-food Burger King criou uma ação superinteressante. No dia 1º de abril de 2011, anunciou seu novo hambúrguer, o Whopper Canhoto. O sanduíche, que foi disponibilizado apenas no Dia da Mentira, na verdade era o mesmo de sempre. A “grande” mudança feita pelo restaurante foi apenas girar o hambúrguer 180 graus na bandeja, para que ficasse mais confortável na mão esquerda dos canhotos que frequentam o lugar. Esse exemplo mostra que é possível brincar com os clientes, mas não enganá-los.
Tome cuidado
É importante ficar atento para não perder a mão na hora das brincadeiras, pois qualquer deslize pode causar um impacto ruim na imagem da empresa. O Google, por exemplo, que é conhecido pelas pegadinhas que prega em seus usuários no Dia da Mentira, já precisou cancelar uma brincadeira após a ação gerar revolta dos usuários.
A empresa criou um botão no Gmail chamado “mic drop”, localizado ao lado do botão “enviar”. O usuário desavisado, ao clicar na ferramenta, por curiosidade ou engano, enviava em seu e-mail um GIF de um Minion largando o microfone. Além disso, o botão impedia que pessoas que recebessem o Minion respondessem o e-mail de quem o enviou.
A brincadeira, em pouco tempo, gerou centenas de reclamações. Como o botão estava localizado ao lado do botão “enviar”, várias pessoas acabaram mandando o GIF sem querer em e-mails sérios.
Alguns clientes tiveram problemas por causa da brincadeira. “Sou escritor e precisava cumprir uma data. Mandei os meus escritos à minha chefe e nunca obtive resposta. Sem querer, tinha enviado o e-mail com a opção “mic drop”. O documento precisaria de correções, mas ela nunca mais me respondeu”, escreveu um usuário.
Onde promover suas ações
A publicidade dispõe de várias alternativas para todo o tipo de público e negócio. É possível promover a marca por meio de redes sociais, mensagens de texto, blogs, painéis digitais, entre outros meios de baixo custo e muito eficientes.
Veja a seguir algumas formas mais comuns de ação e divulgação e busque explorar aquela que mais se adéqua ao seu objetivo e público-alvo.
Mídias digitais
A internet permite que o empreendedor divulgue seu negócio de forma ampla e, além disso, interaja com seus consumidores. Explorar redes como Instagram, Twitter, YouTube e até mesmo o LinkedIn permite alcançar bons resultados, se utilizadas corretamente.
Sites como o Facebook apresentam diversas possibilidades de postagens, permitem que os clientes deixem comentários, sendo possível que a marca receba um feedback imediato de seu público. Além disso, por meio de recursos disponíveis nesses sites, é possível mensurar crescimento, engajamento do público, entre outros dados essenciais.
Para quem quer investir um pouco mais, o Facebook e outras mídias sociais têm recursos que permitem aumentar o alcance das publicações, atingindo, dessa forma, um publico maior.
Mas lembre-se: quanto maior o número de rede sociais, maior é o trabalho. Estar ativo nas mídias online demanda tempo, por isso, escolha a melhor para o seu negócio de acordo com a sua rotina de trabalho.
Mobile marketing
Mensagens de texto e WhatsApp, por exemplo, são excelentes veículos para divulgação de informações sobre o produto, pois são ações baratas e eficientes, caso sejam feitas de forma correta. Dessa forma, busque um equilíbrio ao divulgar seu negócio por meio desses recursos: mensagens repetidas e/ou em grande quantidade são cansativas e podem surtir efeito contrário, afastando os clientes.
Placas de mesa
Esse tipo de anúncio funciona como organizador de mesa, promovendo o anúncio de produtos e serviços de forma criativa e barata. Elas são ideais para serem utilizadas em negócios do segmento da alimentação, como cafés, pizzarias e restaurantes.
Flyers e fôlderes
Esqueça o que você sabe sobre os panfletos tradicionais. Investir em flyers criativos e diferentes pode ser muito bom para a imagem do seu negócio, ajudando a destacá-lo da concorrência. Com ajuda de alguém especializado em design, você pode alcançar uma forma barata e divertida de divulgar o seu negócio.
Seja qual for o formato é importante ter uma boa ideia e estar por dentro das tendências de mercado.
Dica extra: Marketing de Congruência
Você conhece o termo Marketing de Congruência? Ele é, basicamente, a capacidade de uma empresa de saber qual é o seu papel, para quem existe, seu posicionamento no mercado. A ideia é que a marca consiga transparecer em suas ações de marketing seu posicionamento de maneira clara e coerente. Portanto, no Dia da Mentira, busque ser coerente e sincero em suas ações, escolhendo as que mais estão de acordo com o modelo da sua empresa.
Fonte: Sebrae