Google vai autorreproduzir vídeos na página de resultados no Android

Não se surpreenda se na próxima vez que você realizar uma busca no Google no seu Android os vídeos em destaque no topo da página forem reproduzidos automaticamente. É um novo recurso que o Google anunciou nesta sexta-feira, 18.

Por enquanto, a novidade é restrita. Você não verá isso se você estiver fora dos Estados Unidos e se você não estiver usando o aplicativo do Google em inglês. No entanto, o Google planeja liberar a funcionalidade para todos os idiomas e todos os países no futuro, embora a empresa não dê um prazo específico.

O objetivo da função é dar aos usuários uma noção melhor sobre o conteúdo do vídeo, com uma pequena prévia que mostra um pouco mais do que apenas uma imagem estática, que normalmente é o thumb escolhido pelo autor e que, muitas, vezes é enganoso. O Google informa que a reprodução automática não será limitada ao YouTube, e outros serviços de vídeo também terão suporte.

Os vídeos com reprodução automática começarão a aparecer no Android tanto nas pesquisas feitas pelo Chrome quanto no aplicativo do Google. A empresa também fala em expandir a função para outras plataformas, então não deve demorar muito para o mesmo acontecer no iOS.

Recentemente, o Google aplicou o mesmo conceito em fase de testes para o seu buscador no desktop. Usuários que tiveram acesso apontaram que a função incomoda um pouco, especialmente como parte da tradicional página de resultados do Google, que sempre prezou pela simplicidade máxima, e que há 20 anos é uma página branca com links azuis.

Se você está preocupado que isso pode causar o esgotamento do seu plano de dados, fique tranquilo. O Google diz que as prévias só serão exibidas se o usuário estiver no Wi-Fi. Além disso, se todo o conceito simplesmente não te agrada, é possível desabilitar totalmente a reprodução automática nas configurações no aplicativo do Google.

-->
WhatsApp chat