Conheça os erros mais comuns ao migrar o WordPress de servidor

Quando fazemos a migração de um servidor para outro podemos nos deparar com alguns percalços. Essas dificuldades podem estar relacionadas às diferenças entre versões do software, configurações diferentes ou por esquecimentos de algum passo nos processos de migração do WordPress para outro servidor.

Algumas situações são clássicas e aqui vão alguns exemplos dos erros mais comuns ao migrar o WordPress de servidor e algumas dicas sobre como corrigir esses erros.
Perda de arquivos de imagens e similares após a propagação do DNS

A propagação completa do DNS pode levar, as vezes, até 48h. Quando finalizada a propagação teremos a certeza que todos os arquivos estão sendo entregues pelo servidor novo.

Se houver perda de arquivos é bem provável que alguma coisa tenha ficado para trás. Antes os arquivos eram exibidos, ou baixados, por que ainda refletia ao servidor antigo e com a propagação completa do DNS isso deixou de acontecer. Analise os arquivos, sua localização, e recorra ao backup para trazê-los de volta.
404, página não encontrada | Erro ao migrar WordPress para outro servidor

A falta do arquivo .htaccess, ou as diretivas relacionadas ou a falta de suporte ao módulo do Apache requerido podem ser as causas. Quando esse erro ocorre logo deduzimos que o servidor não está interpretando as URLs amigáveis.

Considere analisar a existência do arquivo .htaccess no novo servidor e se ele existir, verifique se a regra padrão do WordPress está presente. Se ainda sim não tiver sido corrigido esse erro, verifique a disponibilidade do mod_rewrite do Apache e sua configuração.

Página de erro 404 do Facebook
Problema de conexão com o banco de dados

Ao migrar WordPress para outro servidor é comum que as informações, a forma de uso e o padrão de autenticação ao banco de dados sejam diferentes. Consulte o servidor e veja como proceder, o erro mais clássico é o padrão do host.

E tenha certeza também que o nome do banco de dados está correto, assim como o nome de usuário, senha e as permissões desse usuário à base de dados em questão.

Tela branca

Migrar o WordPress para um novo servidor e se deparar com uma tela branca é frustante e difícil de imaginar o que pode ter acontecido. As possibilidades de isso acontecer são diversas.

Considere ativar o mecanismo de debug do WordPress e force os erros a serem printados na tela. Isso ajudará a obter informações e pistas do erro para saber onde ele está e assim, como atuar na correção do mesmo. É muito comum acontecer um Fatal error do PHP e por conseguinte paralisar a execução do script.

O debug do WordPress ou do PHP, bem como os logs de erros do servidor, lhe ajudarão a identificar a causa da tela branca e você saberá exatamente o que está causando a exibição da tela branca.
Revisões de segurança ao migrar WordPress para outro servidor

Após a migração considere analisar o WordPress, seus plugins e temas através de um escaneamento do WPScan e atue nas ocorrências apontadas. Alguns servidores bloqueiam o site caso ele apresente malwares, por exemplo, e liberam o acesso novamente somente após a correção.

Segurança para WordPress

Migrar WordPress para outro servidor é uma oportunidade para revisar também a segurança da aplicação. A iniciativa #WordPressSeguro disponibilizou um guia prático com dicas de segurança para WordPress e artigos educativos sobre o assunto. Considere aplicar as regras e mantenha sua instalação segura no novo servidor.

 

créditos

https://blog.apiki.com/2016/06/16/erros-migrar-wordpress-de-servidor/

-->
WhatsApp chat