WhatsApp lança aplicativo para pequenas empresas

O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (18), o lançamento de um aplicativo gratuito focado em pequenas empresas. Com ele, os pequenos negócios poderão se conectar com clientes – e toda a base de usuários, que já está na casa do 1,3 bilhão, terá também a possibilidade de entrar em contato com as empresas.

 

O aplicativo foi disponibilizado, inicialmente, para Indonésia, Itália, México, Reino Unido e EUA – mas a companhia já afirmou que os brasileiros terão a novidade nas próximas semanas.

Entre as principais funções do WhatsApp Business estão a de responder dúvidas e atender reclamações de forma automática, a qualquer hora do dia. Para começar, a empresa precisa baixar o app e preencher um cadastro com informações como descrição comercial, e-mail, endereço físico e website. Não é necessário informar um CNPJ.

O aplicativo vem ao mesmo tempo em que o Google intensifica a sua presença no mundo do comércio, por exemplo, com o lançamento de uma ferramenta que mostra, em tempo real, o estoque de um determinado produto na loja física.

Confira as principais funcionalidades:

Ferramentas de Mensagens: o aplicativo vai disponibilizar respostas rápidas para as perguntas mais frequentes, mensagens de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes e as mensagens de ausência para que seus clientes saibam quando você estiver ocupado.

Estatísticas de Mensagens: análise de métricas simples, como o número de mensagens que foram lidas

WhatsApp Web: envie e receba mensagens com o WhatsApp Business usando seu computador.

Tipo de Conta: as pessoas saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois você será listado como uma conta comercial. Com o passar do tempo, algumas empresas terão Contas Confirmadas assim que tiver sido verificado que o número de telefone da conta corresponde ao número de telefone da empresa.

Consumidores continuarão a utilizar o WhatsApp como de costume – não há necessidade de baixar nada adicional, e também continuarão a ter controle total sobre as mensagens que recebem, com a opção de bloquear qualquer número, incluindo os de empresas, bem como reportar spam.

Mais de 80% das pequenas empresas na Índia e no Brasil afirmam que o WhatsApp hoje, os ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios – (fonte: estudo Morning Consult) – e com o WhatsApp Business, as pessoas poderão entrar em contato com as empresas facilmente, de forma rápida e simples.

 

créditos

Redação E-Commerce Brasil

 

×